domingo, 7 de março de 2010

25º Aniversário =D

Entre 3 e 11 de Outubro de 2008, comemorámos o nosso 25º Aniversário. Quase todos os funcionários que foram fazendo parte da Equipa de Trabalho da Beloquitas, ao longo destes anos, reencontraram-se, assim como ex-alunos, alguns já com 28 anos. Uma das nossas primeiras adultas a serem convidadas para a Exposição e jantar do dia 3, muito feliz, a Diana, disse lembrar-se muito ainda da sua outra casinha, e foi ela sem saber, que fez com que se tomasse a decisão final da escolha de um presente para todos, um porta-chaves com uma casinha, pois até esse momento era uma das possíveis escolhas entre mais três. Também nos deixou uma mensagem, que mais à frente, poderão ler… Foram momentos muito especiais, de regresso a um passado muito feliz, onde todos afirmavam terem passado bons momentos e ainda mostravam ter diversas recordações de alguns cantinhos, de alguns materiais, das festas, de alguns passeios, da forma como eram chamados à atenção quando faziam asneiras, de diversas situações… Um dos nossos meninos já grande, perguntou-nos “lembram-se quando eu parti o vidro que estava ali porque estava zangado?” e continuou “a Belinha mostrou à minha mãe o vidro partido que era muito grosso e disse-lhe que queria o meu mealheiro no dia seguinte para tirar as moedas e pagar um vidro novo… no dia seguinte lá trouxe eu o mealheiro e a Belinha ficou com as moedas todas, nunca mais me esqueci que estragar trazia problemas… de ficar sem moedas… para pagar o estrago.”, mesmo não se tendo ficado com as moedas, percebemos que esta criança compreendeu que algumas asneiras têm uma relação de causa - efeito. 
Todos teceram comentários às fotografias expostas (alguns nem tinham essas fotografias), aos jornais Beloquitas (editados a partir de 1993), aos filmes que iam passando, quer das festas de Natal, desfiles de Carnaval, idas à Romaria de S. Amaro e as danças que lá fizeram, passeios, actividades nas salas, etc. 
Vimos entrar adolescentes e adultos felizes, alguns até emocionados, porque não sabiam que tínhamos tantas recordações guardadas de cada um, e por voltarem a ver a sua primeira escolinha que lhes parecia agora pequena e outrora tão grande…
Mas para nós também foi uma surpresa, porque não imaginávamos que eles ainda se recordassem de tanta coisa, das pessoas e das atitudes. E que tantos anos passados, se sentissem tanto à vontade no espaço que tinha sido deles. Alguns adolescentes de 14 anos, ficaram eufóricos quando viram os “seus triciclos” no terraço, e “tiveram” que experimentá-los.
Festejámos o 25º aniversário da “Beloquitas”. No dia 3, na inauguração da Exposição dos 25 anos, tivemos a visita do Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, do Gerente do Millenium do Calvário, do Director do Jornal “O Comércio de Alcântara”, entre outros, ex-funcionários e ex-alunos da “Beloquitas” com idades superiores a 17 anos.
 
À noite do dia 3, tivemos um jantar no Restaurante“Chimarrão”, nos Montes Claros. Foi um óptimo momento de convívio e gargalhadas entre todos…
       No dia 4, recebemos a visita dos ex-alunos da Beloquitas, com idade inferior a 17 anos e também das crianças que a frequentam actualmente, com as suas famílias.  Alguns ex-alunos deixaram escrito algumas dedicatórias ou simplesmente recordações:
“Ao ver as fotos reconheci algumas pessoas… Lembrava-me muito bem do jogo dos blocos que se unem com uns varões… mas quando o vi parecia-me muito pequeno (agora)! Lembrava-me de ir à bola para o pátio, a parede servia de baliza e o portão também…” Mário Tomás – 22 anos
“… Este encontro soube bem, foi muito bom reencontrar velhos amigos, foi uma boa ideia da Belinha, e parabéns pela criatividade…” Liliana Dias – 23 anos
“Adorei o jantar, recordo-me de algumas pessoas, e parabéns pela ideia do jantar.” Fábio Silva – 23 anos
“… Achei muito interessante esta ideia do jantar que foi muito agradável. Muitos parabéns Beloquitas.” Ana Filipa Rodrigues – 24 anos
“… Gostei muito do jantar, pois foi muito engraçado pelo convívio. Obrigado por estes momentos.” Bruno Pereira – 26 anos
“Eu nos tempos que estive na Creche, lembro-me e agradeço como me trataram e ajudaram. Gostava muito da Celeste, da Belinha, da Fernanda… de todos mesmo… Passei por aqui bons tempos, fui sempre muito acarinhada por todos… Acho que deveríamos fazer mais encontros destes.” Vera Santos – 20 anos
“… Desse tempinho, lembramo-nos das aulas de ginástica, dos recreios, … os desenhos, da comidinha da Judite, entre outras coisas. Agradecemos o carinho e os valores que nos transmitiram e esperamos que os passem a muitas outras gerações.” Filipa Furtado (18 anos), Sara Furtado (16 anos) e Sofia Almeida (18 anos)
“Desde já, desejo os mais sinceros parabéns à Creche Beloquitas, por onde passei quase toda a minha infância (desde os 8 meses até aos 6 anos). Lembro-me das sanitas pequenitas… lembro-me também da paciência da Celeste… E por tudo isto e muito mais, agradeço à Belinha, aos funcionários e a todos os meus amigos da Creche que fizeram desses anos e deste dia tão especiais. Espero, muito honestamente, que esta Creche continue a funcionar, pois merece muito a pena.” Joana Pereira – 17 anos
“… Espero que continue por muitos e muitos anos a criar e educar crianças, para que possamos estar aqui quando ela fizer 50 anos!!! …” Tiago Santos – 23 anos
“O que me lembro mesmo bem, foi da ida à “Arca de Noé”, um programa de RTP. Também me lembro das aulas de ginástica e dos almoços no refeitório… fiquei mesmo muito contente por recordar os momentos que passámos na Beloquitas… ” Magda – 18 anos
“… É difícil distinguir a memória verdadeira, da das fotografias… Obrigado por esta ocasião” Joana Pais de Brito – 25 anos
“É sempre bom rever as pessoas que desde bem pequenina me ajudaram também a crescer, aprender e brincar. Continua um sítio muito simpático e divertido cheio de boas memórias, não só dos 6 anos que cá estive mas também dos 25 anos em que por aqui passaram muitas crianças felizes…” Beatriz Lopes – 14 anos
“… Fui das primeiras a cá entrar e para sempre ficarão na minha memória os anos que cá passei… as árvores que plantei na Tapada, as idas à praia no Verão e a medalhinha de cortiça ao peito e a minha primeira ida ao Cristo-Rei numa tarde de Verão chuvosa… São únicas estas lembranças… Obrigada pelo exposição… Obrigada pelo presente “A minha segunda casinha”. Espero daqui a uns anos, poder voltar, mas com outro “papel”.” Diana Catarino – 24 anos
“Esta Creche traz-me muitas recordações. Foram tempos muito bons… Adorei andar nesta Creche e não me farto de vir cá rever as pessoas que tanto me marcaram, como as salas, onde tanto brinquei. Adorei a comemoração, continuem a ser como são e a dar tanto carinho e boas recordações a quem por cá passa… Muito beijinhos e que daqui a 25 anos possamos estar de novo aqui todos juntos.” Rita Modesto - 24 anos
“Lembro-me de no Natal, chorar porque tinha medo do Pai Natal. Também me lembro de na piscina andarmos sempre a tentar imitar golfinhos.” Bruno Gonçalo – 13 anos
“Lembro-me que no Natal recebia prendas, e foi sempre espectacular andar nesta Creche.” Pedro Leitão – 13 anos
“Lembro-me de brincar com a plasticina, de comer iogurte com pão, e da ginástica.” Manuel Henriques – 13 anos
“Lembro-me de brincar com os meus amigos Manuel, Pedro e Gonçalo.” Miguel Garcia – 12 anos
“As minhas fotos na praia no ano 2005, são muito giras. Felicidades Beloquitas!” Maria Isabel Abrantes – 6 anos
“Lembro-me dos triciclos no recreio, era das coisas mais divertidas na Beloquitas. Adorei voltar cá e ver muita gente que eu não via há muitos anos.” André Guillon – 15 anos
“Lembro-me dos triciclos e gostei de cá estar!” Catarina Baptista – 10 anos
“Quando andava na Beloquitas gostava de brincar, dos meus amigos e da piscina e das educadoras. Hoje quando regressei à Beloquitas gostei de relembrar os momentos que passei cá.” Fernando Ferro – 13 anos
“Gostei muito de cá voltar. Muitos anos de vida à Beloquitas!” Francisco Domingos – 14 anos
“Gostei muito de vir cá hoje.” Helena – 9 anos
“A coisa que mais me lembro é andar no pátio e fazer as construções e adorei ver os meus amigos, e quero voltar cá.” Steven Guillon – 11 anos
“Parabéns Beloquitas. Gostei de estar cá.” Miguel Jacinto – 9 anos
“Passei aqui uns bons tempos. Um muito obrigado.” João Carvalho – 17 anos
“Obrigado pelos bons momentos, e carinho, que aqui passei.” Kiko – 11 anos
“… Quando cheguei lembrei-me de tudo, ou seja dos bons velhos tempos…” Topê – 12 anos
O Topê ofereceu um quadro com um poema escrito por si, dedicado à Beloquitas, que está no gabinete da Directora. E, assim ficam registadas algumas mensagens deixadas, para mais tarde recordar... Entre 6 e 10 de Outubro realizaram-se Conferências com temáticas variadas, abertas a toda a Comunidade, na Junta de Freguesia de Alcântara.
No dia 6, a Dra. Cristina Caroça, Médica ORL no Hospital CUF Espírito Santo, falou sobre “As doenças infecto-contagiosas na idade pré-escolar”,
No dia 7, o   Dr. Luís Soares - Docente da Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada, falou sobre “Educação Alimentar: Papel da Família e da Escola”
No dia  8, a Dra. Rita Perestrelo – Educadora de Infância - Docente na Escola Profissional ASAS e a Dra. Paula Peralta – Educadora de Infância - Docente na Escola Profissional ASAS e na Escola Profissional do Vale do Rio, falaram sobre “Complementaridade Família Escola”
No dia  9, o Dr. Alberto Henriques – Professor de Matemática, falou sobre “A  Matemática: sucesso ou frustração? O que podemos fazer”
No dia 10, a Dra. Filipa Palma e Dr. Pedro Pereira - Médicos Dentistas, no Instituto Dental, falaram sobre “Saúde Oral – Cuidados básicos a ter com os seus filhos”.
E assim terminou a comemoração do 25º aniversário da "Beloquitas". ************************************************************************

2 comentários:

  1. Vanessa Antiga Estagiária16 de junho de 2010 às 23:21

    Fico feliz por mais um aniversário da Creche Beloquitas!
    Sinceramente , deixou saudades .
    Já tive a sorte de estagiar o 2ºano do meu curso na Creche Beloquitas , e foi sem dúvida fantástico. Gostei das pessoas e principalmente das crianças!
    Beijinhos á directora e educadoras e à Sónia .

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Vanessa!!
    A creche agora já está é quase nos 27 aninhos =) Fá-los em Setembro =)
    Beijinhos para ti também!!

    ResponderEliminar