sábado, 6 de março de 2010

Graças retiradas dos jornais “Beloquitas” através dos tempos…. (2000 - 2006)

Cada criança descobria o que cada árvore dava de fruta:
O que dá a amendoeira? – Amendoins! (Miguel)
O que dá o feijoeiro? – Feijoada! (Manuel)
O que dá o sobreiro? – Sombra! (Miguel)
O que dá o castanheiro? – Castores! ( Pedro)
O que dão as pinhas? – Milho! (Francisco)
O que dão as silvas? – Picos! (Pedro)
O que dá a videira? – Vida! (Miguel)

O Domingos conversava com o Francisco e com o Manuel, explicando-lhes:
- Os animais não têm alma, Manel… se tivessem alma nós chegávamos lá e o céu estava cheio de dinossauros e comiam-nos!
Julho 2000


A estagiária Joana dizia: - Não peçam mais bolachas… Esperam que os outros acabem para eu dar mais!
Anaís – Eu não estou a pedir. Dá-me bolachas…por favor…eu não peço…dá-me bolachas…
Janeiro 2001


Jaimie, com uma camisola com uma racha de cada lado, disse para a Educadora muito preocupado: - Olha Rita…Isto está partido!

Ao almoço, a Ed. Rita disse que cheirava a cocó, e logo que percebeu quem era, comentou:
R – Mariana, és tu! E não dizias nada?
Catarina – E estamos a almoçar!

André – Olha! (apontando para a t-shirt nova)
Ed. Rita – Ena! Muito fixe!
André (zangado) – Fixe é peixe! A mãe disse!

Todos os dias ao irmos para a praia, o Sr. Aires ligava o rádio e ouvíamos música. Um dia, esqueceu-se…
Miguel – Que música tão boa, hoje!
E o Gonçalo sem ter percebido a piada do Miguel respondeu: - Não vês que não tem música?
Julho 2001


Patrícia – Esta boneca é minha.
Mariana G. – Não! É minha !
Patrícia – É minha! Ai! Ai! Não me estou a rir!

Miguel – A mãe?
Ed. Anabela – Foi trabalhar. Ganhar tostões!
Miguel – Não! Euros!

Mariana G. – O bebé tem febre!
Helena – Tem?
Mariana – Agora vai ao Sr. Doutor levar uma pica

Marta – André, cheira a minha mochila.
André – Cheira a natação.

Mafalda – A minha mãe deixa-me ser do Sporting.
Mélanie – O papá dela é que não gosta (Benfiquista)

O Miguel corria pela sala.
Ed. Vera – Cuidado, Miguel podes cair e magoares-te ou magoares alguém.
O Miguel continuou e magoou um colega.
Vera – Vai-te sentar!
O Miguel sentou-se e disse para o Nuno:
- Estas minhas brincadeiras só me causam problemas!

O Nuno disse para o Miguel:
- A Professora da Ginástica é marida do Professor.
Miguel – Não se diz marida, diz-se margarida.

O Pedro Colares explicando aos colegas:
- As cobras são vesenosas.
Janeiro 2002


Conversa em grupo sobre animais e seus derivados:
Educadora Vera -... e a cabra também dá leitinho…
Mélanie - (5 anos) - E as maminhas da mamã também!

Educadora Vera - Qual a profissão que vais escolher, quando fores mais crescida?
Paula (5 anos) - Princesa!

A Maria Catarina (4 anos) deixou o seu livro debaixo da mesa, e a Ed. Vera tirou-lho sem ela dar por isso. Quando o pai chegou, a Vera deu o livro ao pai sem que ela visse. O pai, em casa, deu-lhe o livro e disse-lhe que fez magia. No dia seguinte, na "Beloquitas", ela contou:
- O meu pai fez magia e apareceu o livro. Sabes eu também sei fazer magia: "Já fiz desaparecer uma tesoura lá em casa".


Ed. Anabela - Sabem o que é o Champomy?
Tiago (5 anos) – Sei…(calou-se)
Anabela - Diz lá o que é!
Tiago - É champô para lavar a cabeça!

Rafael (4 anos) - Quando fui para a barriga da mãe, fui descalço... Não podia levar os sapatos!...
Janeiro 2003


Educadora Vera -Rafael, fazes praia?
Rafael - (4 anos) - Não!
Ed. - Deixa lá, vais com a mãe
R. - ( que percebeu mana) Eu não tenho mana!
Ed. - Pedes à mãe
R. - Eu peço é uma namorada!

Na praia, o Aires perguntou ao Filipe se ele lhe emprestava os óculos. O Filipe riu-se e não respondeu. O Rui Filipe ouviu, abriu a mochila, tirou uns óculos escuros com lentes azuis e deu-os ao Aires. O Aires fingiu pô-los e o Rui Filipe perguntou: - Já vês bem?

Ed. Anabela - O que é cozido à portuguesa?
Maria Catarina - É falar inglês.
Filipe - É favas com ervilhas!
Steven - São batatas...
Melanie - Não. É sopa com favas; a minha mãe já fez!
Julho 2003


Uma menina de outra sala quando entrou, foi para a sala de Jardim de Infãncia para se distrair e não chorar. O Tiago S. exclamou ”Coitadinha, está com febre”

A M. Catarina caiu na aula de Ed Física e magoou-se. No dia seguinte, de manhã, quando chegou, disse: “Hoje comi Nestum para ficar com força e não voltar a cair!”

Ed. Vera - Sabem que estamos no Outono? Miguel, o que acontece às árvores no Inverno?
Miguel - Não sei. Eu só gosto do Verão!

O Tiago S. fez xi-xi na cama e o Tiago M. prontificou-se a ajudá-lo a vestir-se, levou-o para a WC e começou a lavar-lhe as mãos e também as suas. A Ed. Vera perguntou-lhe o que estava a fazer e ele respondeu “Tu dizes sempre que depois de fazer xi-xi, temos que lavar as mãos, e eu estava a lavar as mãos ao Tiago S.”

Na sala de Jardim de Infância, estavam a fazer uma experiência de reciclagem de papel. Rasgaram folhas de revista e colocaram-nas dentro de água num alguidar. Já perto da hora do almoço, fizeram a massa de papel, batendo-a com a varinha mágica, e surgiu a seguinte conversa:
Filipe - “Se calhar é a nossa sopa!”
M Catarina - “Eu desta sopa não posso comer!”
Rafael - “Eu não gosto. É muito grossa!”

Na sala de Jardim de Infância, enquanto faziam fichas sobre alguns animais:
Ed. Vera - A abelha dá-nos o mel. A ovelha, a lã; e a vaca, o leite...
Leonor - Lá em casa é a mãe que dá o leite, e quando a mana nascer, a minha mãe também dá o leitinho à mana”

A M. Isabel entrou na WC e viu que uma torneira estava a pingar. Correu para a sala e com um ar muito preocupado disse “Vera, a água está a entornar da torneira”.
Julho 2004


A Jessica R.(22 meses) para o Lucas (19 meses), enquanto a Filipa fingia chorar:
J - Lucas olha a Pipa!
J - Dá beijinho à Pipa!
J - DEPRESSA!!!

Inês (2 anos) - O xi-xi não vem!
Outro dia: "Vou pôr os meus cagadores" (atacadores)

Luís (2 anos) - "Bolinhas....bolinhas...." (eram uvas)
Outro dia: "O Pai Natal bateu"

Ao mudar a fralda à Leonor, a Márcia diz-lhe em tom de brincadeira "Que pivete!" .A Leonor C. (2 anos) responde "Cheira mal à brava".

Outro dia. Leonor C. (2 anos) - "Já fiz xi-xi no bacio”.
Ed. Márcia - "No bacio não, no chão! Foi mais xi-xi para o chão do que para o bacio"
Leonor - "Não faz mal....A mãe limpa!"

Os atacadores de uma criança desapareceram misteriosamente, e por isso, durante o lanche, a Márcia perguntou a cada criança se por acaso tinha levado alguns atacadores para casa. Quando chegou a vez da Leonor:
Leonor - "Sim!"
Ed. Márcia - "Levaste?!"
Leonor - "Sim, os meus cascadores!"

No dia em que foram ver o filme á Videoteca, à tarde a Ed. Vera mostrava um livro com animais
Helena - "A vaca dá leite, queijo, manteiga e iogurtes com morango"
Logo de seguida, vêem a cabra
Fábio - "A cabra dá leite, queijo e iogurte com bolachinhas"

Tomás (3 anos), a brincar com os animais "A vaca dá leite no copo!"

Cátia (3 anos), diz para um colega "já não tenho idade para essas brincadeiras"

O Rodrigo T. (3 anos) não gosta de fruta, agonia-se e cospe o pedaço de pêssego para a mesa
Ed. Vera - "Se não gostas, dizes à Vera que não gostas."
Leonor (4 anos) - "...ou não aprecio."

A Raquel arranha o braço da Maria Isabel e repara que a Ed. Vera está a observá-la.
Raquel (3 anos) - "Maria Isabel, a Raquel dá beijinho"
Maria Isabel - "Não" (empurrando-a)
Raquel - (com o dedo espetado para cima) "Olha as moscas!" (porque sabe que a M. Isabel tem medo de moscas)

A Ed. Vera estava a calçar o Bernardo (3 anos) e viu algumas nódoas negras nas suas pernas. A Vera perguntou-lhe como as fez. O Bernardo explicou: "Andei na bicicleta, estava inclinada, e depois eu caí, o avô tirou as rodas, e pumba, fiz um furo na bicicleta, e depois levantei-me."
Janeiro 2005


A Francisca não comia papas lácteas, e um dia depois de ver os meninos a comer essa papa, e depois dela própria ter comido papa de fruta, disse: ”Ó Filipa, dá um bocadinho de papa à Francisca”

O Adryan viu uma mosca e começou a choramingar de repente, aos pulinhos completamente assustado, sem ninguém perceber o que se estava a passar, até que ele apontou para a mosca, revelando qual era o problema. Não gosta nada de moscas!

O Cristian quando quer brincar com alguma coisa à qual não chega, pede “cáu”.

O Adryan finge muitas vezes que tem um microfone na mão, e de frente para o espelho discursa e gesticula imenso. Vai ser político!

O João Carlos (3 anos) chama “totolixo” ao autoclismo.

Vi um camelo numa gaiola grande...- Leonor (2 anos)

A melga tinha unhas muito grandes e fez-me este dói-dói - Leonor (2 anos)

Leonor para a Ed. Anabela - Sabes quem é o Papa? Ele morreu, ele é velhinho, foi ao hospital, tomou comprimidos, ele não ficou bem, paciência, depois ele morreu. Ele fez tantos anos (mostrou a mão aberta). E vai para a terra lá dentro e metem uma caixa por cima. Vai,vai!

A estagiária Ana chamou vaidosa à Leonor.
Leonor (3 anos) - Vaidosa é a Cinha Jardim!

Ed. Márcia - Leonor dá um passou-bem à lagarta.
Leonor (3 anos) - Não posso, ela não tem mãos, só patas.

Quando alguém espirra na sala, o Salvador (2 anos) diz “atchintcha”.

A Rita (3 anos) quando vê alguém a fazer disparates, diz imitando a Ed. Márcia “Já te disse para parares quieto/a”

A Mariana (2 anos) também imita a Ed. Márcia dizendo “Ai a minha vida!”

O Fábio todos os dias coloca um penso no olho esquerdo, para correcção. A Helena ao tirar a tampa do caixote do lixo, reparou no penso que estava dentro do caixote e gritou muito aflita: “Vera, a tampa do olho do Fábio está no lixo.”

Ao ver um livro da Heidi, a Leonor pergunta como se chama o cão. A Ed. Vera respondeu:”É um São Bernardo”. A Leonor exclamou de seguida: “Eu tenho um primo que se chama São Bernardo!”

Uma manhã, a Helena viu a Ed. Vera chegar e contou-lhe:”Vera, o Miguel deu-me um beijinho na boca, quando te foste embora ontem.” O Miguel que estava a ouvir explicou: “Então, ela disse que me amava...”

Enquanto atava os sapatos do Bernardo, a Ed. Vera fez-lhe cócegas na barriga. O Bernardo afastou as mãos da Educadora, e disse: “Cuidado com o meu bebé”

A Leonor estava a pintar uma casa desenhada por ela. A Cátia olhando, perguntou-lhe: “Porque estás a pintar a casa?” A Leonor respondeu-lhe: “É para não cair as janelas e a porta.”
Julho 2005


Na sala falavam em grupo para que serviam os talheres: Jessica (2 anos e 9 meses) - “O garfo serve para comer qualquer coisinha”.
Outro dia, estava a pintar com uma caneta e disse: - “Não tem risco”.
Ainda num outro dia, correndo de braços abertos para o Lucas e o Gonçalo M. dizia ”Onde estão os meus amores?” (repetição do que ouve à Educadora).

Um dia, em que a Francisca estava à espera de entrar na wc, viu a Sónia a vestir o casaco, e perguntou “Onde é que vamos?”

No refeitório, a Ed. Márcia serviu a sopa à Ana. A Ana (2 anos e meio) deitou um salpico de sopa para a mão, provou e disse “Está boa!”

A Sónia ia a passar com o saco de lixo e o Gonçalo M. (2 anos e 3 meses) exclama “Cheira a pivete”

“Eu sou a cabeleira, a dona do cabeleiro” - Maria Isabel

“Márcia! Eu não gosto do leite. Tem muitas pastilhas” (natas) - João Pedro

“Nós compramos o peixe na peixeirada” - Rodrigo

Conversa na sala: Leonor C. - Ai, engoli o caroço da uva!
João Pedro - Ai, ai...agora já tens um bebé na barriga e vai nascer.

Conversa sobre a família: João Pedro - O meu tio fuma muito e a mãe não gosta…
Leonor C. - A minha empregada também fuma e faz mal ao estômago.

Conversa na sala: Ed. Vera - Foram ver o fax no escritório da Anabela e agora já sabem como é que a Anabela envia faxes, e o que é um fax, não é?
João Carlos - É uma folha.
Rodrigo e José Diogo - É um papel.
Cátia - É uma carta que se escreve no computador e depois vai para outro computador
Rita - É uma carta que se escreve no computador e depois vai para outra casa.
Leonor C. - A carta pode ir para muito longe.

“Quando os meninos se portam mal a Vera fica ralhada” - Leonor C.

O João Pedro numa actividade em que lhe foi pedido para imitar um pássaro, estando muito perto dos colegas e não tendo espaço para “bater asas” disse: “Assim não tenho jeito”.
Janeiro 2006

1 comentário: